sábado, 6 de dezembro de 2008

Comparacao de stats

Após um longo tempo sem postar nada, decidi novamente fazê-lo.
Nos últimos dois meses não tenho jogado muito, chegando a fazer mesmo uma pausa do poker. Quer por falta de vontade/motivação, quer por falta de tempo. Decidi agora voltar a jogar um pouco mais regularmente e definir novamente objectivos um pouco mais ambiciosos. Os último tempos tem corrido bastante mal. O que me levou mais uma vez a perder a motivação, no entanto acredito que consigo bater nl25, portanto apenas tenho de estudar melhor o jogo e descobrir as minhas leaks.

Vou tentar fazer uma análise um pouco mais intensiva brevemente, mas aqui fica uma situação um pouco contraditória. Uma pequena curiosidade que encontrei no meu HM. Em Agosto e Setembro consegui fazer os meus melhores meses, com winrates que considero bastante boas. A partir daí, foi sempre a descer, com constantes downswings de 10bis. Um bom cash ( 7º lugar no deep stack da PS que rendeu 432$ ) conseguiu equilibrar um pouco as contas.

Fui comparar as stats do mês de setembro ( bb/100=5.43) com as stats do mesmo número de mãos, desse mês para a frente que correram mal.

Praticamente o mesmo número de mãos. E winrates praticamente opostas. Em setembro senti que estava a jogar bem, mas estudei melhor e jogo e percebi que poderia ganhar mais, abrindo mais o meu jogo. E foi precisamente o que fiz. Aumentei o VPIP, aumentei o PFR ( diminuindo o fosso entre os dois, ou seja, os potes onde entrava eu era geralmente o agressor ). Aumentei 3bet%, fazendo-o mais light. Diminui o WTSD, o que torna um jogo mais sólido. Mas depois, reparo que o WSD diminui bastante, ou seja perdia mais vezes em showdown, o que poderia indicar mais push com draws, que depois acabam por falhar, o que pode ser resultado de um jogo mais aberto. Mais agressividade. Mais fold to3bet. Mais steal. Mais cbet.

Ou seja, mais tudo. Apesar dos números não darem essa sensação, isto é uma mudança um pouco radical no estilo de jogo. Um jogo mais aberto, mais agressivo, que à partida deveria ser vencedor. Olhando para trás, parece-me que conseguir fazer aquilo a que me propus inicialmente. No entanto os resultados sairam completamente ao lado. Eu vejo isso como resultado de várias coisas:
1) A mudança de jogo, que apesar de não ter sido repentina, mas sim gradual, afectou mesmo assim a minha forma de ver as coisas, levando a tomar decisões mais loose ou mesmo erradas.
2) A sample de mãos pode ser muito pequena e nao deveria estar a ver as coisas desta forma. É possível que em 25k-30k maos tenha tido streaks de cold decks. Obviamente que sei que tive downswings, derivado à variância. Mas nunca gostei de culpar o azar, apesar deste fazer parte do jogo. Portanto prefiro procurar os erros que fiz, ou seja, mudar aquilo que está ao meu alcance.
3) Observando as stats, parece-me que nenhuma das mudanças que tenha feito é prejudicial. Jogar 17/13 não é de forma nenhuma um jogo loose. A única coisa que salta à vista é mesmo o WSD, ou seja, apesar de ir menos vezes a showdown, mostro mais vezes mãos perdedoras do que vencedoras. Pode ser resultado de demasiados bluffs, overplay a algumas mãos. Não saber largar draws. Etc...

Nao sinto que deva jogar novamente mais tight. No entanto é bastante complicado perceber o que está errado, visto que para mim sempre foi difícil encontrar as minhas inúmeras leaks.
Mais uma vez o numero de maos nao é nada de excepcional portanto isto pode muito bem ser insignificante.

Opinioes sao bem-vindas.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Outubro update

Aqui ficam algumas mãos interessantes dos últimos dias.

http://www.pokerhand.org/?3272356
Villain é 51/17/2.6 em 41 mãos. Tem 0% de fold do cbet, mas de qualquer forma gosto de fazer cbet porque acho muito weak um check aqui. Decido fazer a minha cbet e levo um call de um range que é bastante vasto. Turn dá-me TPTK e decido fazer value, penso que tenho a melhor mão ali. O river é muito mau e pensei bastante sobre o que fazer aqui, e penso que a melhor jogada aqui seria b/f. Decidi-me pela jogada mais weak e ia fazer c/c, no entanto ele dispara aquela bet enorme que pode ser total bluff ou pode ser um monstro que representa um bluff. De qualquer maneira, eu prefiro foldar aqui e esperar por um melhor spot contra este jogador, reconhecendo que não joguei da melhor forma.

http://www.pokerhand.org/?3272361

Villain é 20/15/2 em 41 mãos, o que aparentam ser stats de um bom jogador e aqui o range de 3bet dele deve andar à volta de AA/KK/AK/JJ e não deverá fugir muito destas mãos. Tendo em conta este aspecto, estou à frente de duas mãos dessas 4 e atrás de outras duas. Tenho duas opções aqui, 4bet ou call. Um 4bet aqui irá foldar apenas JJ muito provavelmente deixando-me contra AA/KK/AK e provavelmente vou acabar em all in pf. Decido fazer apenas o call então e ver as acções dele pós-flop.
Ele aposta cerca de 60% o flop. Faz check e aqui estou praticamente certo de que tenho a melhor mão. Um bom jogador não iria para um c/r aqui na minha opinião, visto que apenas iria foldar piores mãos revelando muito a sua, preferindo value todas as streets com AA/KK. Aqui não tenho medo dos draws e faço check behind para induzir uma bet no turn. No turn ele acaba por fazer uma weak bet e faço raise por value. Ele faz apenas o call e acho que aqui a mão dele fica completamente revelada. Está a fazer call com duas overs e um possível nut flush draw. River checks e sei que tenho a melhor mão, aqui AA e KK estão fora de questão, visto que nestes limites não vejo quase ninguém a jogar desta forma, pelo que provavelmente não vou levar call e decido então metê-lo all in. Para grande surpresa minha ele acaba por fazer call com A high. 99/TT/JJ seriam as mãos que eu gostaria de ver ali, se bem que toda a jogada atrás indica que o seu range é muito melhor que isso e pela forma como ele jogou sabia que tinha AK e simplesmente não esperava nenhum call no river...

http://www.pokerhand.org/?3272385
Esta mão foi particularmente interessante, visto que ao que parece foi um bom fold.
Villain é 17/12/13 em 41 mãos. A lead no flop pode ser um bom draw, do tipo 78 copas, 89 copas, algo do género, pode ser 99/TT, e pode ainda ser um set. Decido então fazer raise com o meu overpair e afastar este tipo de draws. Ele pensa durante bastante tempo e decide fazer all in. Aqui está um spot complicado, mas sei que se trata de um bom jogador e que pelo meu raise no flop sabe que estou forte e provavelmente tenho um overpair algo de TT-AA, e se ele tem um set este é um spot ideal para stackar. Muitos jogadores baseados nesta read fazem lead no flop com intenção de serem raisados. Eu pensei bastante e acabo por foldar muito convicto de ele tinha flopado um set. Normalmente não falo no chat, mas nesta ocasião disse-lhe que estava a foldar QQ porque pensava mesmo que ele tinha o set. Ele respondeu com "good fold, i had 22". Preferia que ele me mostrasse isso, mas a maioria dos jogadores tem isso desactivado lol. No entanto eu acreditei nele e pareceu-me ser verdade, ou gosto de acreditar nisso ^^...

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Outubro Thread

Ok, consegui os meus objectivos de Setembro.

Aqui ficam os de Outubro...

Poker:
-> 25k mãos
-> +7 bb/100 NL25 (Setembro foi 5.6 )

Faculdade:
-> Passar a todas as cadeiras com notas que não rondem o 10 -_-´

Com maior importância obviamente para a faculdade...

GL